sábado, 8 de março de 2014

Adobe Illustrator e Vetor

Essa postagem deveria ser sobre a minha primeira aula mas a primeira aula foi tipo.. primeira aula!
Eu sou o coordenador blablablablabla...
Essa é a professora blablablablablabla...
E agora queremos saber quem vocês são e blablablablablabla..
Enfim, conhecer coleguinhas e professora e todo mundo.
Então resolvi falar sobre o primeiro módulo que estudaremos que será o Adobe Illustrador.

Adobe Illustrator é um programa para criação de ilustrações e arte vetorial usando ferramentas precisas e avançadas de desenho e tipografia. Apesar de eu ter pego uma cola do site do Illustrator eu acho que essa é exatamente a melhor definição. Mas o que eu gosto no Illustrator é a intuitividade com que o utilizamos. Ele é um programa completíssimo e de grande referência no mercado. Eu estudei Corel Draw alguns anos atrás e não tem comparação com o Illustrator.

Interface do Adobe Illustrator


Eu citei arte vetorial e queria falar um pouco sobre isso. Até porque eu já tinha lido sobre isso mas eu quero falar de forma simples sobre o que chamamos de vetor na computação gráfica.

É simples!

Quando você copia uma imagem qualquer da internet ou pega uma foto da sua câmera, ainda que sua foto tenha uma resolução de ponta, vai ter uma hora que você vai dar o "zoom" e a imagem não estará nítida e com a mesma resolução, até porque o que você está fazendo é "esticar" a imagem.
Quando você aumenta uma imagem vetorial você não está esticando, o que acontece é que através de uns cálculos matemáticos doidos a imagem aumenta sem perder resolução, não importa o quanto você dê "zoom" na imagem.
Vou deixar um exemplo, mas para visualizar você precisa ter o Illustrator ou algum programa que suporte o formato .svg. Tente achar algum nesse link do baixaki. Caso não consiga talvez as imagens abaixo exemplifique.


Imagem JPEG

Vetor com "zoom"
Para baixar a imagem vetorizada clique aqui.

Até a próxima!
;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário